Incêndio na Chapada dos Veadeiros mobiliza cerca de 100 pessoas no combate às chamas

Incêndio na Chapada dos Veadeiros mobiliza cerca de 100 pessoas no combate às chamas

Cerca de 100 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários, se revezam 24 horas por dia para evitar que um incêndio atinja o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no domingo (2) e segue fora dos limites do parque, mas apresenta três frentes de avanço na mata.

As equipes contam com reforço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de brigadas voluntárias de Cavalcante e de São Jorge.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio já destruiu mais de 1,8 mil hectares de vegetação nativa na zona rural de Cavalcante, próximo à estrada que liga o município a Colinas do Sul.

O terreno montanhoso da região dificulta o trabalho das equipes. “Quando tem um acesso melhor, conseguimos nos aproximar de carro. Mas quando não tem, gastamos até uma hora andando, subindo e descendo morros, até chegar ao fogo”, relatou um brigadista.

Publicar comentário

CONTEÚDO EM ALTA