Chapada dos Veadeiros tem 900 hectares atingidos por incêndio
Fogo começou na região dos Alpes Goianos; brigadistas do ICMBio, PrevFogo, Ibama e voluntários atuaram no combate
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, foi atingido por um incêndio de grandes proporções que consumiu mais de 900 hectares de vegetação. Segundo a administração, as chamas começaram na tarde de sexta-feira (22) e atingiram áreas dentro e fora do parque, mas não foi necessário suspender a visitação.
Um vídeo divulgado pela gestão mostra a dimensão do fogo, com grande quantidade de fumaça vista do alto. A região mais afetada foi a dos Alpes Goianos.
Mais de 30 brigadistas atuaram no combate às chamas, entre integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PrevFogo (Ibama) e voluntários. A estratégia adotada foi o direcionamento do incêndio para áreas previamente manejadas com queimas prescritas, reduzindo o risco de maiores danos ambientais.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Criado em 1961, o parque possui 240.611 hectares e protege parte do bioma Cerrado, abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
A unidade abriga grande diversidade de fauna, com 196 espécies de mamíferos, 837 de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios, 1,2 mil de peixes e mais de 90 mil espécies de insetos.
Em 2001, a Chapada dos Veadeiros foi reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.



Publicar comentário